Mais Lidas

Futuro se constrói

Projeto envolve crianças em atividades lúdicas

Casas em miniatura da meninada ficam em exposição na comunidade
Casas em miniatura da meninada ficam em exposição na comunidade -

Além de oferecer assistência técnica gratuita de arquitetura e engenharia em comunidades do estado, o projeto Na Régua, parceria entre a Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras e a UERJ, também proporciona momentos lúdicos e educativos para as crianças.

Graças a uma iniciativa voluntária de Wellington, o Pit, colaborador e articulador do projeto no Jacarezinho, crianças que moram na região têm oportunidade de fazer maquetes inspiradas em suas próprias casas. Segundo ele, os pais têm sentido o efeito positivo que a atividade gera nos filhos devido à mudança de comportamento e ao interesse deles.

"O intuito é ensinar a importância dos estudos e abrir a mente das crianças para que escolham o que querem para suas vidas mais tarde", disse Pit.

Coordenador executivo do programa Cidade Integrada e idealizador do Na Régua, o subsecretário de Habitação Allan Borges destaca que iniciativas como essa podem transformar o território num ambiente de conhecimento em política social: "Quem sabe boas ideias possam surgir a partir dessas atividades e gerar transformação urbanística no território?".

As miniaturas produzidas pelos jovens ficam em exposição no Jacarezinho. A atividade manual acontece toda quarta-feira, das 10h às 14h, na quadra da base do Programa Cidade Integrada.