Mais Lidas

Quadro de Tarsila, avaliado em R$ 250 milhões, é encontrado na casa de 'Mãe Valéria de Oxossi'

'Sol Poente', obra que dá nome à operação da Polícia Civil, é recuperado. Outras obras estavam na casa de Rosa Nicolau Stanesco, presa por estelionato contra idosa

Policiais recuperam quadro 'Sol Poente' de Tarsila do Amaral
Policiais recuperam quadro 'Sol Poente' de Tarsila do Amaral -
Rio - A Polícia Civil conseguiu recuperar alguns dos quadros que haviam sido roubados de uma idosa, de 82 anos, viúva de uma marchant (negociador de obras de arte), durante a ação de busca e apreensão na casa de um dos alvos, na manhã desta quarta-feira. Entre os quadros recuperados está 'Sol Poente' (1929), de Tarsila do Amaral, uma das principais pintoras modernistas. A obra está avaliada em R$ 250 milhões.
O quadro estava sob uma cama, na casa de Rosa Nicolau Stanesco, a 'Mãe Valéria de Oxossi', que diz ter poderes místicos. Foi assim que Rosa passou a ludibriar a idosa, prometendo uma cura espiritual para a filha dela, em troca de volumosas quantias em dinheiro. A filha, no entanto, também participava do golpe e, quando a mãe não quis mais dar dinheiro, passou a roubar os quadros. A idosa foi mantida em cárcere por cerca de um ano, período em que foi agredida, sofreu privações de comida e ameaçada de morte.
Além de 'Sol Poente', outras seis obras, que pertencem à coleção da idosa, estavam na casa de Rosa. São elas:
1) Eglise Saint Paul, de Emeric Marcier;
2) Rue des Rosiers, de Emeric Marcier;
3) Pont-Neuf, de Tarsila do Amaral;
4) Ela, de Cícero Dias;
5) Aquarela em papel sem título, de Cícero Dias;
6)Retrato, de Michel Macreau;

Um vídeo mostra o momento em que as obras são encontradas debaixo da cama de Rosa. Confira: