Mais Lidas

Riotur abre inscrições de blocos para o Carnaval 2023

Representantes têm até o dia 30 de agosto para fazer inscrições

Blocos de rua já podem se cadastrar para desfilar no carnaval do ano que vem
Blocos de rua já podem se cadastrar para desfilar no carnaval do ano que vem -
Rio - A Riotur começou, nesta quinta-feira (11), o cadastro de blocos de rua para o Carnaval 2023. Os representantes têm até o dia 30 de agosto para solicitar a inscrição, através do site da empresa pública.
O cadastro é a primeira etapa do procedimento de autorização para que os blocos desfilem pelas ruas do Rio. O resultado do processo será informado até 29 de dezembro. A portaria que regulamenta todas as fases necessárias está disponível no site da Riotur. Já o envio de documentos e emissão de autorizações será realizado na plataforma do Sisbloco.
Ao fim do prazo de cadastro, a Riotur e os demais órgãos públicos envolvidos na realização do Carnaval 2023 serão responsáveis por analisar os pedidos. As respostas iniciais serão disponibilizadas no dia 20 de setembro. Caso o bloco tenha o pedido de cadastro indeferido, o representante legal terá o prazo de cinco dias corridos para solicitar uma revisão do parecer. Contudo, o pedido de revisão poderá ser feito apenas uma vez.
Com o Documento de Autorização Preliminar, o representante legal dos blocos aprovados deverá obter a documentação complementar obrigatória listada na portaria nos órgãos públicos competentes. 
 A portaria inclui também as normas técnicas sobre uso de veículos, delimitação de espaço dos blocos, direitos autorais e exposição de marcas de patrocinadores dos blocos.
"Com o cadastro dos blocos de rua, iniciamos oficialmente os trabalhos para o Carnaval do próximo ano. O controle da pandemia permitiu essa retomada do carnaval de rua do Rio, que é um evento muito esperado pelos cariocas e turistas", afirmou o presidente da Riotur, Bruno Mattos.