Enel realiza ações contra furto de energia nas cidade de São Gonçalo e Cabo Frio

Na Região Metropolitana, um mercado era abastecido por ligação direta, enquanto três estabelecimentos na Região dos Lagos estavam com medidor de consumo adulterado

Ações foram realizadas na última quarta-feira (10) e contaram com auxílio da Polícia Civil
Ações foram realizadas na última quarta-feira (10) e contaram com auxílio da Polícia Civil -
Rio- A Enel encontrou furtos de energia elétrica em São Gonçalo, Região Metropolitana, nesta última quarta-feira (10). A ligação irregular foi descoberta no Mercado Batatão, no bairro da Covanca.
A ação, realizada com o apoio de policiais civis da 73º DP (Neves), constatou que o abastecimento de energia era feito diretamente do poste, ou seja, o conjunto de mediação do estabelecimento estava desconectado da rede.
Após a perícia da Polícia Civil, a ligação direta foi desfeita e o abastecimento de energia do estabelecimento, suspenso. Já o proprietário, que não teve a identidade revelada, foi conduzido à delegacia, mas foi liberado após o pagamento de fiança. Ele responderá em liberdade pelo crime de furto de energia.
Também nesta quarta, a empresa encontrou mais pontos de furto de energia elétrica, mas dessa vez em Cabo Frio, Região dos Lagos. A operação aconteceu em três depósitos de bebidas, localizado na Avenida dos Pescadores, no bairro Peró, e contou com o apoio de agentes da 126º DP (Cabo Frio).
Os estabelecimentos estavam com aparelho de medição de consumo de energia adulterado e, após perícia, o aparelho foi substituído e voltou a medir o consumo real. Além do medidor, o local também está vinculado a dois números de clientes com dívidas registradas na Enel. Como tentativa de fuga da dívida, o endereço também registra um pedido de nova ligação, com troca de titularidade.
Os três depósitos pertencem ao mesmo dono, que não foi identificado. O proprietário é reincidente, ou seja, já tem registro de irregularidade por ligação direta no mesmo endereço. Ele foi conduzido à delegacia de polícia para prestar esclarecimentos e um inquérito foi instaurado.
A Enel lembra que, além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.