Mais Lidas

Operação conjunta de combate às irregularidades de GNV fiscaliza postos de combustível no Rio

Um posto e duas instaladoras de kit-gás foram interditados

Fiscais do Procon-RJ estiveram em quatro postos no Estado do Rio
Fiscais do Procon-RJ estiveram em quatro postos no Estado do Rio -
Rio - O Procon-RJ realizou a segunda ação da operação conjunta de combate a irregularidades de GNV no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (17), foram fiscalizados quatro postos de combustível localizados em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, e no município de Itaguaí, na Região Metropolitana do estado. Um deles foi interditado pela Naturgy por indícios de manipulação no sistema de medição.
A fiscalização também foi realizada em quatro instaladoras de GNV em Campo Grande. Duas foram interditadas por ausência de autorização do órgão competente. De acordo com o Procon-RJ, veículos irregulares, que poderiam trazer riscos à segurança da população, foram apreendidos enquanto abasteciam nos postos.
"As ações ocorrem de forma integrada justamente para garantir a segurança dos consumidores e funcionários e evitar acidentes como os que ocorreram em menos de um mês, o consumidor deve estar em dia com a manutenção do licenciamento do veículo e, principalmente, buscar instaladoras credenciadas", explicou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Os fiscais verificaram possíveis fraudes de quantidade e qualidade do combustível, além de documentação e condições dos veículos, como, por exemplo, se possuem o selo obrigatório do Inmetro no cilindro e na documentação. Também é checado se o selo pertence ao veículo.
Já nas instaladoras de kits GNV, os agentes do Procon-RJ investigaram se elas possuíam a documentação necessária, principalmente a autorização do órgão competente. Somente duas delas apresentaram o documento.
As empresas autuadas responderão processo administrativo, tendo o fornecedor 15 dias para apresentar defesa. Os veículos apreendidos pelo Detro foram levados aos pátios localizados em Vargem Grande e Engenho da Rainha. Eles ficarão no local até que as irregularidades sejam sanadas.
A operação continua nesta semana em conjunto com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Equipe Foco, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e Naturgy.
Acidentes
A ação ocorre após três acidentes, em menos de um mês, com explosões de veículos durante o abastecimento de cilindro de gás. No dia 26 de julho, o idoso Mário Magalhães, de 67 anos, morreu após acidente em um posto de GNV na Rua 24 de Maio, em São Francisco Xavier, na Zona Norte.
Na semana seguinte, dia 5 de agosto, um outro veículo explodiu na Estrada Santa Eugênia, em Paciência, na Zona Oeste do Rio. A área de abastecimento, inaugurada há menos de três meses, ficou completamente destruída. Entretanto, não houve feridos.
Já no dia 11, menos de uma semana depois, uma explosão deixou uma pessoa morta e quatro feridas na Avenida Amaral Peixoto, no bairro de Balneário, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. A vítima fatal foi o frentista  Alyf C. Santana, de 21 anos, que abastecia o carro. Outros três atendentes foram atendidos e tiveram alta hospital em seguida. O motorista do veículo foi atendido no pronto-socorro da cidade e encaminhado ao Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, para avaliação.
 
 
Fiscais do Procon-RJ estiveram em quatro postos no Estado do Rio Divulgação
Fiscais do Procon-RJ estiveram em quatro postos no Estado do Rio Divulgação
Fiscais do Procon-RJ estiveram em quatro postos no Estado do Rio Divulgação