Mais Lidas

Eduardo Paes tem reunião com gabinete de crise para tratar sobre ataque hacker

Sistemas da Prefeitura do Rio entram no sexto dia consecutivo sem funcionamento

Eduardo Paes publicou uma foto da reunião com o gabinete de crise na manhã deste sábado
Eduardo Paes publicou uma foto da reunião com o gabinete de crise na manhã deste sábado -
Rio - O prefeito Eduardo Paes se reuniu com o gabinete de crise neste sábado (20). O assunto foi o ataque hacker que tirou do ar o Portal da Prefeitura. Já são seis dias sem acesso aos serviços do site, como a Nota Carioca, emissão do carnê do IPTU, emissão de multas, entre outros. Nesta manhã, o prefeito publicou uma foto da reunião nas redes sociais.
Na sexta-feira, a administração municipal informou que a equipe da IplanRio já tem o controle da gestão e de alguns sistemas de rede. Entretanto, os serviços ficarão fora do ar até que o ambiente digital esteja totalmente seguro. Com isso, o Portal da Prefeitura passou a mostrar um comunicado, informando sobre o ataque realizado na madrugada da última segunda-feira, dia 15.
"Estamos trabalhando para amenizar os transtornos causados aos cariocas e para que os nossos sistemas voltem à normalidade o mais rápido possível. Os dias em que o sistema está fora do ar não serão considerados dias úteis para fins de vencimento de tributos e nenhum contribuinte será prejudicado", informa o portal.
Até que o portal seja restabelecido plenamente após o ataque hacker na madrugada de segunda, a prefeitura divulgou que o endereço apresentará informações do município à população. A página contém a relação dos princípios serviços que estão impactados e as orientações ao cidadão.
Até o momento, as redes sociais estão sendo utilizados como os meios de informação da prefeitura. Ainda assim, alguns serviços estão sendo normalizados, como o Diário Oficial do Município. O caso é investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).