Mais Lidas

PF realiza operação contra quadrilha especializada em fraudar licitações na área da saúde

Ação foi feita em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). Agentes cumpriram 14 mandados de busca e apreensão

Agentes da PF e da CGU fazem busca e apreensão em endereços ligados à organização criminosa
Agentes da PF e da CGU fazem busca e apreensão em endereços ligados à organização criminosa -
Rio - A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou uma operação manhã desta quarta-feira (24). Batizada de Fármaco, a ação visou desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes à licitações na área da saúde e lavagem de dinheiro.

Na ação desta quarta, cerca de 60 policiais federais saíram para cumprir 14 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, residências e empresas localizadas na Região Metropolitana do Rio, na Baixada Fluminense e Armação de Búzios, na Região dos Lagos.

De acordo com a PF, as investigações iniciaram em 2020, a partir da descoberta de indícios de que um empresário estaria fazendo o uso de empresas constituídas em nome de "laranjas" para conseguir contratos na área da saúde, em sua maioria com municípios da Baixada. O suspeito cometia o crime por meio de fraude ao caráter competitivo das licitações, pagamento de vantagens indevidas à funcionários públicos esobrepreço e superfaturamento em contratos.

A PF ainda conseguiu identificar que o suspeito fez inúmeras doações em dinheiro para candidatos a cargos públicos, o que pode indicar busca de apoio político e de atos de ofício essenciais para que as suas empresas continuassem sendo contratadas pelos órgãos públicos beneficiados.

Os envolvidos na organização criminosa podem responder por lavagem de dinheiro), organização criminosa e frustração de caráter competitivo de Licitação.