Light descobre 'gato' de energia em casa de luxo no Recreio

Em julho, a empresa autuou outras duas residências por furto energia no mesmo condomínio

Casa autuada por furto de energia no Condomínio Maramar, no Recreio dos Bandeirantes
Casa autuada por furto de energia no Condomínio Maramar, no Recreio dos Bandeirantes -
Rio - A Light identificou nesta terça-feira (24) um "gato" de energia em uma mansão no condomínio Maramar, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. A operação contou com policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD).
De acordo com informações divulgadas pela assessoria da companhia, a residência possuía uma ligação ilegal que não permitia que o consumo total de energia da casa fosse registrado pelo medidor. A fraude, que foi confirmada por perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), fazia com que a residência deixasse de marcar cerca de 1.300Kwh/mês, o que equivale, segundo estimativas da empresa, a aproximadamente R$ 1.350 em contas de energia.
Ainda segundo a Light, no dia 7 de julho, outras duas casas no mesmo condomínio foram autuadas por desvio de energia. Ambas as residências, de alto padrão, possuíam irregularidades na ligação que impediam que o gasto total de energia fosse marcado pelo aparelho. Em junho, a fraude foi identificada em uma mansão na Barra. Na ocasião, a moradora da residência foi presa em flagrante pela Polícia Civil.
A empresa informou que tem realizado uma série de ações de combate à essa prática ilegal, como a instalação de caixas blindadas e as inspeções de campo. De acordo com a companhia, somente nos seis primeiros meses deste ano, já foram realizadas mais de 163 mil inspeções na cidade do Rio de Janeiro e a quantidade de energia furtada daria para abastecer todo o município de Nova Iguaçu por quatro anos.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão.