Mais Lidas

Festival do Conhecimento da UFRJ reúne ancestralidade e inovação para solucionar problemas atuais

Evento, que começa na próxima segunda (29) e vai até a sexta-feira (2), vai reunir grandes personalidades, como Ailton Krenak, Padre Júlio Lancellotti e Felipe Neto

Edição "Do ancestral ao digital" acontecerá entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro
Edição "Do ancestral ao digital" acontecerá entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro -
Rio - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) prepara a terceira edição do Festival do Conhecimento, que começa na próxima segunda (29) e vai até a sexta-feira (2). Nomeada "Do ancestral ao digital", esta edição será protagonizada por personalidades indígenas, como o ambientalista Ailton Krenak, além de nomes como o padre Júlio Lancellotti e o youtuber Felipe Neto. São esperadas 15 mil pessoas nas 800 atrações presenciais e remotas, todas gratuitas e abertas ao público.
Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, o evento traz a proposta de reunir saberes ancestrais e inovações do universo digital para pensar saídas para os problemas da sociedade atual. "A UFRJ expande os seus próprios horizontes quando dialoga com tanta gente diversa, de dentro e de fora da universidade, e de outras partes do Brasil e do mundo. Por isso, o Festival do Conhecimento é um evento que oxigena a nossa forma de buscar soluções para o presente e para o futuro", explicou a reitora Denise Pires de Carvalho.
Temas como varíola dos macacos, metaverso e combate às fake news também serão abordados nos debates, além de assuntos como justiça climática, saúde, educação, afrofuturismo, diversidade e empreendedorismo social. A edição também conta com atrações, cursos, lançamento de livros, exibição de filmes e mesas no formato virtual.
As apresentações musicais serão presenciais e irão acontecer na Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio, e no Teatro Arena da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, na Urca, Zona Sul.
Convidados Especiais
Além das personalidades como o ambientalista Ailton Krenak, o padre Júlio Lancellotti e o youtuber Felipe Neto, o evento contará também com outras figuras importantes: a influenciadora indígena Samela Sateré Mawéa, o sociólogo Boaventura Souza Santos, a jornalista Flávia Oliveira, o virologista da UFRJ Amilcar Tanuri, a presidente da Fiocruz Nísia Trindade e a educadora Eliane Potiguara, embaixadora da paz pela ONU, considerada a primeira mulher indígena a publicar um livro no Brasil.
Também estarão presentes cientistas, pesquisadores, artistas e mestres das culturas tradicionais, professores, estudantes e técnicos de diferentes campos do conhecimento e regiões do Brasil e do mundo.
"O percurso do ancestral ao digital não é uma via de mão única. Pelo contrário: hoje todas essas visões de mundo são contemporâneas e precisam ser integradas. Vamos reunir no festival diversas pessoas que estão produzindo impacto social e pensando soluções para o presente e o futuro", afirmou Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão.
A Extensão é um dos pilares da UFRJ, responsável por conectar a universidade à sociedade. Com 2 mil projetos de diferentes áreas, as ações de extensão atingem um público de mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em todo o Brasil, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.
Inscrições
Quem deseja participar, poderá se inscrever no site festivaldoconhecimento.ufrj.br, até sexta-feira (2). Ao se inscrever, a pessoa receberá a programação completa do evento e um certificado de participação ao final. O evento terá transmissão na íntegra nas páginas oficiais da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ, no Facebook e no Youtube.
Serviço
Dia: 29 de agosto a 2 de setembro
Onde:
- Remoto
Youtube da Extensão: youtube.com/ExtensãoUFRJ
Youtube da UFRJ: https://www.youtube.com/user/WebTVUFRJ
Facebook da UFRJ: https://www.facebook.com/pr5ufrj
Programação e inscrições: festivaldoconhecimento.ufrj.br
- Presencial
29 de agosto – Show de abertura
Marina Iris, Biltre e DJ Goranmo
18h às 22h
Local: Teatro de Arena da UFRJ – Praia Vermelha, Av. Venceslau Braz, 215

29 de agosto
16h – UFRJazz Ensemble
19h30 – Orquestra Sinfônica da UFRJ
Local: Escola de Música UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Centro

30 de agosto
16h – Orquesta de Ukuleles da UFRJ
19h30 – Luca Chiantore, pianista italiano
Local: Escola de Música UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Centro

31 de agosto
16h – Quinteto de Metais do Cerrado
19h30 – Coral Infantil da UFRJ recebe outros corais infantis
Local: Escola de Música UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Centro

1 de setembro
16h – Rafael Ruiz, pianista
19h30 – Professores e Técnicos da Escola de Música da UFRJ
Local: Escola de Música UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Centro

2 de setembro
16h – Recital do Curso de Musicoterapia
19h30 – Orquestra de Sopros da UFRJ
Local: Escola de Música UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Centro