Mais Lidas

Ministério da Agricultura interdita fábrica de petiscos após morte de nove cachorros

Pasta recolhe produtos suspeitos; empresa diz que vai contratar equipe para inspecionar processos de produção e maquinário

Nove animais já morreram até o momento
Nove animais já morreram até o momento -
São Paulo - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) interditou, nesta sexta-feira, 2, a fábrica Bassar Indústria e Comércio Ltda, localizada em Guarulhos, SP, e determinou o recolhimento nacional de todos os produtos da empresa. A decisão aconteceu por conta da morte de pelo menos nove cães após ingerirem petiscos da marca. Até o momento, seis animais morreram em Belo Horizonte, um em Piumhi (MG) e dois em São Paulo.
O fechamento foi realizado pela equipe de fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, e deve permanecer até que todas as informações solicitadas sejam apresentadas. Segundo a pasta, a decisão é preventiva e poderá ser alterada de acordo com as informações das investigações.
Os produtos suspeitos de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467). O órgão decidiu que empresa deve recolher e apreender os produtos nos próprios armazéns.
Produto com suspeita de contaminação no lote 3554 - Reprodução/Internet
Produto com suspeita de contaminação no lote 3554Reprodução/Internet
O Mapa coletou amostra dos produtos está encaminhando aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária do Ministério para análise.
Em nota, a Bassar afirmou estar colaborando com as investigações desde o início dos relatos e "contratando uma empresa especializada para fazer uma inspeção detalhada de todos os processos de produção e do maquinário em sua fábrica".
A empresa alegou que "enviou amostras para institutos de referência nacional" com o objetivo de "atestar a segurança e conformidade de seus produtos sob investigação".
 
Produto com suspeita de contaminação no lote 3467 - Reprodução/Internet
Produto com suspeita de contaminação no lote 3467Reprodução/Internet
Segundo a marca, fornecedores foram acionados para rastrear os insumos usados na produção com o intuito de "afastar a hipótese de algum tipo de contaminação", e disponibilizou um e-mail para tirar dúvidas dos consumidores: sac@bassarpetfood.com.br.
 
 
Nove animais já morreram até o momento Valter Campanato/Agência Brasil
Produto com suspeita de contaminação no lote 3554 Reprodução/Internet
Produto com suspeita de contaminação no lote 3467 Reprodução/Internet