Mais Lidas

Manifestação no Centro do Rio marca 28ª edição do Grito dos Excluídos

Participantes partiram da Uruguaiana e vão caminhar até o Cais do Valongo. Manifestantes exibem cartazes, bandeiras partidárias e de movimentos socias

Faixa com dizeres
Faixa com dizeres "Vidas em primeiro lugar" é carregada por manifestantes -
Rio - Uma passeata saindo da Uruguaiana com a Avenida Presidente Vargas, no Centro, deu início ao Grito dos Excluídos no Rio, nesta quarta-feira (7), por volta das 10h. A mobilização acontece todos os anos desde 1995 no feriado do Dia da Independência e a data foi escolhida para fazer um contraponto ao "Grito do Ipiranga". Na manifestação, movimentos sociais, religiosos e centrais sindicais se reúnem para reivindicar pautas como a defesa da democracia e garantia de políticas públicas para populações mais vulneráveis.

Desde seu início, o Grito dos Excluídos escolhe um tema para ser o foco das passeatas e, em sua 28ª edição, que coincide com o bicentenário da independência, o mote escolhido foi "Independência para quem?". O ato também vai ter como destaque o combate à fome. Os participantes vão caminhar até o Cais do Valongo, na Zona Portuária, local conhecido por ser o ponto onde desembarcavam os negros escravizados vindos da África. Durante a passeata, os manifestantes exibem faixas e cartazes com os dizeres "vidas em primeiro lugar" e "18,2 milhões de famílias na extrema pobreza. Independência? Exclusão!".
Os participantes levam ainda fotos da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, junto com seu motorista, Anderson Gomes, além de bandeiras partidárias, sindicais e de movimentos sociais. Os manifestantes também criticaram o governo do presidente Jair Bolsonaro durante a passeata. O ato acontece hoje em todos os estados do país e no Rio de Janeiro, está prevista ainda uma manifestação às 15h, em Nova Friburgo, na Região Serrana.
Faixa com dizeres "Vidas em primeiro lugar" é carregada por manifestantes Divulgação/MST/RJ
Manifestantes são acompanhados por carros de som Reprodução/Redes Sociais
Tema do Grito dos Excluídos deste ano é "Independência para quem?" Divulgação/MST/RJ
Passeata deste ano também tem como foco o combate à fome Divulgação/MST/RJ
Participantes exibem fotos da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 Divulgação/MST/RJ
Passeata deste ano também tem como foco o combate à fome Divulgação/MST/RJ
Manifestantes reivindicam a garantia de políticas públicas para populações mais vulneráveis Divulgação/MST/RJ