Mais Lidas

Enfim, a água brota no alto da serrinha

Projeto de interesse social do Estado com a UERJ acaba com a seca de mais de 20 anos de família

Por meio de tecnologia social de baixo custo, Kátia, o marido e quatro filhos finalmente tiveram acesso à água encanada em sua casa
Por meio de tecnologia social de baixo custo, Kátia, o marido e quatro filhos finalmente tiveram acesso à água encanada em sua casa -

Após mais de duas décadas dependendo da solidariedade de vizinhos e da chuva, Kátia finalmente viu a água brotar na torneira e no chuveiro instalados em casa pelo 'Na Régua', projeto elaborado em acordo de cooperação técnica entre a Subsecretaria de Habitação da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, já presente em 22 territórios do Rio.

Moradora do Morro da Serrinha, em Madureira, ela divide a moradia de um cômodo com o marido, Claudio, e quatro filhos. A casa fica no alto da favela, com difícil acesso e sem estrutura física para uma caixa d'água convencional.

A alternativa encontrada pela equipe de arquitetos e engenheiros do 'Na Régua' foi a implantação do sistema de reservatório linear, desconcentrando o peso do equipamento para não comprometer os alicerces da casa.

A gente identificou inúmeras casas que não possuem água corrente nem estrutura para receber caixa d'água. Esse sistema da primeira casa vai ter 50 litros para testar e depois podermos ampliar, além de poder fazer em novas casas", frisou o arquiteto Thiago Henud.