Mais Lidas

Vídeo mostra ciclista sendo atropelado por ônibus no Leblon

A vítima de 63 anos pedalava pela ciclovia quando sofreu um esbarrão de um pedestre

Ciclista morre após ser atropelado por ônibus no Leblon
Ciclista morre após ser atropelado por ônibus no Leblon -
Rio – Registros feitos por câmeras de segurança mostram o momento do atropelamento de um ciclista, na manhã desta segunda-feira (19), no Leblon, na Zona Sul. O homem, identificado como Danilo Rocha, de 63 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda não há informações sobre o enterro da vítima.

O vídeo exibe que Danilo pedalava pela ciclovia quando um pedestre esbarrou nele e o fez perder o equilíbrio. O ciclista não conseguiu sair da bicicleta devido a uma trava no pedal, que segurou o pé dele. Desta forma, o idoso tombou com metade do corpo para a faixa da rua. Em seguida, ele é atropelado por um ônibus executivo da empresa Via Útil, contratado por um condomínio da Barra da Tijuca para levar moradores até a Zona Sul. O motorista não parou.
 


Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, o quartel de Copacabana foi acionado às 10h para um acidente na Rua General Artigas, entre os postos 11 e 12. Ao chegarem no local, os agentes já encontraram o homem sem vida.

O motorista foi tomar conhecimento de que atropelara uma pessoa às 12h40, quando deixou o ônibus na garagem da empresa, em Curicica, na Zona Oeste. Agentes da Polícia Civil estavam no local para levá-lo até a 14ª DP (Leblon), onde o acidente está sendo investigado.
À delegada Daniela Terra, o motorista afirmou que não sentiu nenhum impacto durante o trajeto, por isso não sabia que havia atropelado uma pessoa. Ainda segundo os seus relatos, o ônibus executivo que dirigia é muito alto e tem amortecedores especiais, que fizeram com que o impacto não fosse notado, fato que foi confirmado em laudo inicial feito no local pelo perito da Polícia Civil responsável pelo caso. No momento do acidente, nenhum passageiro avisou ao motorista do ocorrido.

Assim, com base nas imagens, nos depoimentos das testemunhas e na perícia feita no local e no ônibus, não houve prisão em flagrante. O caso foi registrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor. O incidente segue em investigação na 14ª DP.

O tacógrafo do ônibus foi apreendido e analisado. De acordo com a delegada, o motorista não estava em velocidade alta. Ele dirigia em uma velocidade compatível com o permitido na via.
Em nota, a assessoria de imprensa da empresa de ônibus Útil afirmou: "Lamentamos profundamente pelo falecimento do idoso e prestaremos total solidariedade à sua família.
Reiteramos que, no momento que que o ciclista se desequilibra e cai na pista (desviando de um pedestre na ciclovia), vai ao encontro, em questão de segundos, ao eixo do meio do ônibus, ou seja, entre a dianteira, onde fica a cabine do motorista e a parte traseira, sem chance qualquer de percepção e reação por nosso motorista e até mesmo dos passageiros que estavam sendo transportados. Estamos prestando apoio psicológico ao motorista, que ficou bastante abalado, e estamos auxiliando as autoridades para a conclusão do caso".
Reportagem por Anna Clara Sancho