Mais Lidas

PM concorre ao Jabuti

Livro de sargento foi indicado ao maior prêmio literário do Brasil em três categorias

Na folga, o 1° sargento da Polícia Militar troca a sua arma pela caneta. Há quase seis anos, Carlos Eduardo Tavares, de 45, iniciou a carreira de escritor de livros infantis. A primeira saga foi lançada no fim de 2021. Cadu, como assina, concorre a três categorias no Prêmio Jabuti 2022, o mais importante prêmio literário brasileiro: capa, ilustração e livros infantis. Suas obras serão lançadas em inglês e espanhol.

A inspiração veio de sagas famosas do cinema como 'Harry Potter' e 'Senhor dos Anéis'. Fã do mundo gamer, de cinema e dos super-heróis, Cadu buscou nesses universos a centelha para escrever 'Gigantes e os Superanões', história que fala de dois povoados em guerra. As batalhas do bem contra o mal já são assunto comum na sua rotina de PM.

"Tentei humanizar o policial militar e trazer essa ideia da vitória do bem contra o mal. A sociedade enxerga a Polícia Militar como truculenta, mas dentro da farda tem um ser humano. As pessoas se surpreendem quando digo que sou escritor. Muitos só acreditam quando mostro os livros", diz.

O universo Geek está vivo na casa de Cadu, onde há esculturas de super-heróis, personagens de filmes e de animações dos anos 80, além de quase todos os videogames vendidos no Brasil: "Adoro cinema, games e fui montando esses mostruários aos poucos. Muitas peças são de colecionadores e outras são exclusivas. Esse é o mundo que me inspira para escrever".

Cadu diz que entrou na PM para servir à população: "É uma profissão nobre e a figura do policial militar dos anos 90 me inspirou. É minha vocação". Em breve, ele vai lançar um novo livro para jovens a partir de 12 anos. Os três primeiros serão lançados pela Amazon em inglês e espanhol. Todos podem ser encontrados no site gigantesesuperanoes.com.br.