Mais Lidas

Quem será eleito GOVERNADOR?

Nove nomes disputam a preferência do povão

O MEIA HORA preparou uma lista com breve perfil dos candidatos a governador pra te dar uma força na escolha. Confere aí!

Cláudio Castro: Coligação Rio Unido e Mais Forte (Avante, DC, MDB, PL, PMN, Podemos, PP, PROS, PRTB, PSC, PTB, Republicanos, SDD e UB). Advogado, tenta a reeleição. Assumiu após o ex-governador Wilson Witzel sofrer impeachment em 2021. Diz que o Pacto RJ é um Programa de Estado que vai além de um projeto de reeleição.

Cyro Garcia: (PSTU) Professor de História e ex-bancário. Nos anos 70, iniciou militância no movimento sindical. É fundador da CUT e do PT.

Eduardo Serra: (PCB) Professor, tem como pauta o "projeto anticapitalista". Iniciou na política em movimentos estudantis e sindicais, nos anos 70.

Juliete Pantoja: (UP) Vice-presidente estadual da Unidade Popular, atua há mais de 10 anos como educadora no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e integra a Associação dos Estudantes Secundaristas do RJ (Aerj).

Luiz Eugênio Honorato: (PCO) Nascido em Volta Redonda, tem 61 anos e é metalúrgico aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional.

Marcelo Freixo: Coligação A vida vai melhorar (PSB, PT, PCdoB, PV, PSDB, Cidadania, PSOL, REDE). Candidato do PSB, tem 55 anos, nasceu em São Gonçalo e é formado em História na UFF. Concorreu à Prefeitura do Rio duas vezes e foi eleito deputado federal.

Paulo Ganime: (Novo). Elegeu-se deputado federal em 2018 e defende pautas como a reforma tributária e o combate à corrupção.

Rodrigo Neves: Coligação Pra mudar com quem sabe governar (PDT/Patriota/PSD/Agir). Foi vereador, deputado estadual, secretário estadual e prefeito de Niterói por dois mandatos. Em 2018, foi preso por suspeita de desvio de verbas, mas o processo foi extinto por falta de provas.

Wilson Witzel: (PMB) Em 2019, tomou posse como governador, mas perdeu o mandato dois anos depois ao sofrer impeachment por fraudes na saúde. Sua candidatura foi indeferida e os votos serão considerados nulos a menos que recurso reforme essa decisão.