Mais Lidas

Bolsonaro e Lula vão disputar 2º turno

Petista obtém cerca de 48% dos votos. Já o candidato à reeleição chega em torno de 43%

O candidato à reeleição votou numa escola na Vila Militar, no Rio
O candidato à reeleição votou numa escola na Vila Militar, no Rio -

A eleição presidencial será decidida em 2º turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Com 99,18% das urnas apuradas, Lula recebeu 56.603.934 de votos válidos ou 48,25% do total. O candidato à reeleição obteve 50.885.690 de votos, ou seja, 43,35% do total.

O segundo turno ocorre quando um candidato não consegue atingir a maioria da soma total dos votos computados, ou seja, 50% mais um.

O reencontro entre os dois está marcado para 30 de outubro. A realização do segundo turno frustra principalmente a campanha do petista, que, na reta final do primeiro turno, investiu na defesa do voto útil na intenção de encerrar a disputa ontem.

Mais de 156 milhões de brasileiros estavam aptos a votar e, de novo, colocaram entre os dois primeiros colocados um petista e Bolsonaro. Neste ano, Lula é apontado pelas pesquisas como favorito. Em 2018, Bolsonaro liderou a corrida e venceu Fernando Haddad (PT), que substituiu Lula nas urnas em razão de o ex-presidente cumprir pena na Polícia Federal, em Curitiba.