Mais Lidas

Metrô na Baixada nos planos de Castro

Extensão da Pavuna a Nova Iguaçu e mais 13 estações é promessa do governador reeleito

Coletiva de imprensa do governador reeleito Cláudio Castro, domingo, após o resultado da eleição
Coletiva de imprensa do governador reeleito Cláudio Castro, domingo, após o resultado da eleição -

Reeleito governador com 58,67% dos votos, Cláudio Castro (PL) diz já ter planos para voltar a gerar empregos e para a segurança pública, saúde, educação e transportes. Entre as propostas, estão reforma administrativa, redução de secretarias e impostos e pliação de programas sociais de combate à fome. Ele também planeja levar o metrô à Baixada, além de rever o contrato com a SuperVia.

"O diálogo tem sido nosso carro-chefe, não à toa o governador hoje é do PL e o presidente da Alerj, do PT, e a gente age com total harmonia", disse.

Castro disse que há uma licitação em andamento e, até o fim do ano, serão iniciadas as obras do metrô de Nova Iguaçu, que será extensão da Pavuna, passando por outras 13 estações na Baixada.

O governador se comprometeu a finalizar a construção da estação da Gávea, parada desde 2015, mas diz que encontra dificuldade porque a Justiça proibiu investimentos do Estado na obra. "Já tentei licitar duas vezes, mas por causa do problema na Justiça ninguém se interessou. Estamos conversando com o concessionário antigo e com o Tribunal de Contas para tentar que ele termine a estação Gávea".

Também foi anunciado acordo com a SuperVia, em que o dinheiro pago à concessionária na pandemia deve ser aplicado em manutenção e operação do sistema. Dos R$ 250 milhões, R$ 130 milhões já foram repassados. Castro estuda aplicar dinheiro público na reforma das estações. No dia 30 de novembro, haverá revisão contratual da concessão.