Mais Lidas

Sistema que emite cartões de estacionamento para idosos é restabelecido nesta quinta

Benefício concedido pela Prefeitura do Rio garantem gratuidade em logradouros públicos e vagas preferenciais em estabelecimentos privados

Cartão deve ser colocado sobre o painel do carro, no vidro dianteiro do veículo
Cartão deve ser colocado sobre o painel do carro, no vidro dianteiro do veículo -
Rio - A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que o sistema de emissão de cartões de estacionamento para idosos, a partir dos 60 anos, foi restabelecido nesta quinta-feira (6) e serão emitidos de acordo com a ordem de solicitação.
Os cartões poderão ser retirado nos postos de atendimento indicados no momento da solicitação (confira abaixo). Quem já deu entrada no benefício pelo Portal Carioca Digital já pode consultar se o cartão está disponível para retirada.
Já para solicitar o cartão, o interessado de acessar o Carioca Digital, ir no menu Veículo e Estacionamento e escolher a opção "Cartão de Estacionamento do Idoso". Lá, ele deverá preencher as informações pessoais e escolher se deseja retirar o cartão em um dos postos de atendimento ou imprimi-lo em sua própria impressora.
Quem solicitou, terá até 96 horas para ativar o cartão. Caso isso não ocorra, ou seja, caso a impressão não seja solicitada ou confirmada em 96 horas, ao acessar o item de menu "Cartão de estacionamento do Idoso", será vedada a opção de imprimir o cartão em casa. Também há a opção de que o cartão seja enviado pelos Correios.
O idoso deverá ter em mãos o requerimento padrão (o download deste documento é feito no próprio site), uma cópia da carteira de identidade oficial em que conste foto, assinatura em nome do idoso e o número do CPF e uma cópia do comprovante de residência atualizado em nome do idoso.
O serviço pode ser utilizado em qualquer veículo pelo idoso e tem validade de cinco anos, devendo ser requerido novamente após esse prazo. Em vagas de estacionamento reservadas para idoso em locais públicos, no Sistema Rio Rotativo, o beneficiário estará isento de pagamento. Já em shoppings ou outros estabelecimentos privados, o cartão dá direito às vagas preferenciais, mas não isenta o usuário de pagamento.
Confira os postos de atendimento:
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Centro
Rua do Riachuelo, 257 - Centro
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Ilha do Governador
Rua Orcadas, 435 - Jardim Carioca
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Bangu
Rua Fonseca, 240 2º piso - Bangu
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Engenho Novo
Rua 24 de Maio, 931 fundos - Engenho Novo
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Irajá
Av. Monsenhor Félix, 512 - Irajá
SMTR – Posto Descentralizado de Atendimento – Praça Seca
Praça Barão da Taquara, 9 - Praça Seca