Mais Lidas

Óculos da estátua de Carlos Drummond de Andrade são recolocados

Peça de bronze havia sido furtada em abril

Óculos da estátua foram recolocados pela décima segunda vez
Óculos da estátua foram recolocados pela décima segunda vez -
Rio - A Prefeitura do Rio revitalizou a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, no calçadão da Praia de Copacabana, na Zona Sul. Além da reposição dos óculos, furtados no fim de abril desde ano, a Gerência de Monumentos e Chafarizes da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) instalou, na última sexta-feira (7), uma nova placa de identificação, onde estão escritos o nome do escritor e o ano de inauguração da obra.

Os óculos de Drummond foram furtados pela última vez no dia 26 de abril. Na ocasião, a Seconserva estimou que a recolocação seria feita em até um mês, no entanto, o serviço só foi finalizado na última sexta.

Considerado um dos maiores símbolos de Copacabana, o monumento já foi furtado 12 vezes, sendo alvo frequente de depredações e pichações.
A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, lembrou que o poder público já havia instalado câmeras como medida de combate aos episódios de vandalismo e reforçou a importância da população em ajudar a zelar pelos monumentos. “A Prefeitura instalou câmeras que monitoram vários monumentos, incluindo a estátua de Drummond, mas os cidadãos precisam nos ajudar a combater o vandalismo. Preservar nossa cultura é conservar a história da nossa cidade”, afirmou Anna Laura.
A escultura, que é bastante procurada tanto moradores do Rio quanto por turistas, foi instalada na orla em outubro de 2002 para comemorar o centenário de Drummond, que nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. A escultura foi feita pelo artista plástico Leo Santana e custou R$ 65 mil.
 
*Reportagem do estagiário Jorge de Mello, sob supervisão de Raphael Perucci