Mais Lidas

Prefeitura do Rio facilita atendimento de meninas em unidades de saúde

Jovens a partir de 12 anos já podem, sozinhas, marcar e participar de consultas na rede municipal

Demissões de profissionais no Cms João Barros Barreto em Copacabana causam filas para várias modalidades de atendimento.
Demissões de profissionais no Cms João Barros Barreto em Copacabana causam filas para várias modalidades de atendimento. -
Rio - Em meio às celebrações do Outubro Rosa, mês de conscientização da importância de prevenção do câncer de mama, as jovens do município do Rio têm outra data para garantir mais direitos à saúde da mulher: o Dia da Menina, celebrado em 11 de outubro. Com o objetivo de incentivar esse grupo a procurar assistência médica e garantir uma rotina de consultas preventivas mais frequentes, as unidades de atenção primária à saúde da Prefeitura do Rio darão mais autonomia a quem buscarem atendimento: a partir de 12 anos, as meninas já podem ir sozinhas aos postos para marcar e realizar as consultas.
Segundo a gerente da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), Cláudia Dames, à medida que crescem, a assistência à saúde das meninas acaba negligenciada pela própria família. A ação da pasta visa ampliar a faixa etária de atendimentos na rede.
"Adolescentes, em geral, têm uma certa resistência em ir a uma unidade de saúde procurar ajuda, por nunca acharem que estão doentes. A partir de agora, a menina não precisará mais estar acompanhada dos pais para realizar qualquer consulta, para pedir um anticoncepcional, uma pílula do dia seguinte, pegar preservativo, ou qualquer outro serviço. É ela quem traz a demanda e nós acolhemos, de acordo com a necessidade", disse.
De acordo com a secretaria, a medida visa garantir o cuidado, além de preservar a privacidade das meninas. No entanto, ainda que possibilitem o acesso sozinhas, em casos mais delicados, as pacientes serão orientadas a dialogarem com os pais para que eles também passem a acompanhar as consultas.

Para marcar um atendimento, atualizar as vacinas de rotina, ou usufruir de qualquer outro serviço de saúde, os responsáveis - ou a própria jovem - podem procurar a Clínica da Família, ou Centro Municipal de Saúde mais perto da sua casa. A recomendação do órgão é que as meninas procurem os serviços, pelo menos, uma vez por ano. Lá, elas serão acolhidas pelas equipes e, se necessário, serão encaminhadas para uma unidade de especialidade clínica.