Mais Lidas

Presidente busca apoio de prefeitos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo ontem, em Balneário Camboriú (SC), pelo apoio de prefeitos à sua candidatura à reeleição. A campanha aposta no engajamento de líderes regionais para atrair votos de eleitores indecisos. Após conseguir o apoio dos governadores dos três maiores colégios eleitorais do país (SP, MG e RJ), Bolsonaro foca nas lideranças municipais.

No Paraná, o governador Ratinho Júnior (PSD) foi reeleito. Mas a disputa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina será decidida no dia 30. Em solo gaúcho, o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) enfrenta o ex-governador Eduardo Leite (PSDB). No estado catarinense, o senador Jorginho Mello (PL) concorre contra o ex-deputado federal Décio Lima (PT). Mello subiu ao palco com o presidente ontem.

Bolsonaro repetiu motes como a rejeição ao aborto, à legalização das drogas e ao que chama de "ideologia de gênero". Ele voltou a colocar a segurança das urnas eletrônicas em xeque e pediu a eleitores para ficarem na sessão eleitoral até o fim da apuração.

Bolsonaro está preocupado com alguns ministros do STF. Ele acredita que magistrados do Supremo não aceitarão passivamente as últimas falas feitas por ele e pelo vice Hamilton Mourão. O recado dado por alguns juízes é que pegou mal a ideia de aumentar o número de magistrados no STF.