Mais Lidas

Programa gratuito profissionaliza mulheres no setor da beleza

Iniciativa do Grupo Boticário oferece cursos de capacitação e prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social, negras e/ou trans na seleção

Programa ajudou Mariana a realizar seu sonho
Programa ajudou Mariana a realizar seu sonho -

Símbolo de independência e totalmente inserido na rotina profissional, o celular é um parâmetro importante na trajetória de Mariana da Silva Gomiela. Com apenas 22 anos, a jovem tem uma história de busca pela conquista de seus objetivos que merece ser contada.

A paixão e o entusiasmo de Mariana por maquiagem surgiram cedo. Aos 15 anos, ela já tinha criado seu espaço no YouTube para falar do tema. "Tive que parar com o canal porque fiquei sem celular para gravar os vídeos", explica ela. A dificuldade financeira não parou por aí, já que a então adolescente viu sua empolgação desafiada diante dos altos valores de cursos e materiais de maquiagem.

Até que um dia, em uma escola da comunidade onde mora, Mariana ficou sabendo das inscrições para o programa Empreendedoras da Beleza, iniciativa do Grupo Boticário que promove cursos gratuitos e prioriza a seleção de mulheres em situação de vulnerabilidade social, negras e/ou trans.

"Eram apenas 25 vagas. Quando me inscrevi, já tinham mais de 170 candidatas", lembra a jovem. Aprovada, Mariana começou o curso on-line antes mesmo de fazer o presencial. "O curso abriu muito a minha visão sobre diversos pontos da maquiagem. É diferente de aprender no Youtube", diz ela, ressaltando que as aulas vão muito além dos esfumados famosos na internet, onde não há muita preocupação com a pele. "Até as blogueiras erram muito essa questão", pontua Mariana.

Além dos detalhes necessários na preparação da pele, a maquiadora conta que o curso lhe deu segurança para arriscar nas cores e fugir do neutro. Segundo ela, também foi fundamental ganhar um kit do Grupo Boticário para poder começar a trabalhar na área.

Enquanto abastece seu perfil profissional no Instagram com ajuda de amigas, que servem como modelos, e da mãe, que fica com seus dois filhos uma noite por semana para ela produzir makes e fotos, Mariana já engatou o curso de vendas do Empreendedoras da Beleza. O objetivo é aprender a vender seus serviços, já que a jovem também é microempreendedora e tem uma saboaria artesanal. Com planos para retomar o canal no YouTube, Mariana conseguiu conquistar um celular e agora foca os investimentos em si e em seu negócio.

O futuro dela estava nas unhas

O brasileiro sempre foi bastante receptivo ao empreendedorismo, mas Vanessa Veiga era um tanto hesitante em trilhar este caminho de vida. "Minha família sempre teve a cultura do serviço público como uma segurança", explica a manicure. O indisfarçável orgulho que hoje ela exibe da profissão que escolheu só parece possível para quem peregrinou para achar sua vocação.

Vanessa conta que testemunhou uma mudança estrutural na rotina familiar ao se mudar para Curitiba, quando sua mãe deixou o "emprego seguro". Além de empreender, ela encorajou a filha a escolher um curso de manicure ou cabeleireira. A jovem resistiu, mas a mãe foi inflexível. "Era uma forma dela me colocar no mercado de trabalho", reconhece.

A rotina de manicure pautou a vida de Vanessa durante seis anos, mas ela não enxergava futuro na área. "Fiz faculdade de Psicologia, me formei e estudei para entrar no serviço público, mas eu vinha me frustrando porque não me sentia realizada", explica ela, que se viu novamente diante do desafio do empreendedorismo "pela via da beleza".

Segundo a catarinense, "deu tudo errado" com o espaço que inaugurou pouco antes da chegada da pandemia. Ela admite, com o alívio de quem se orgulha da própria trajetória, que é preciso ter paciência, persistência e resiliência para empreender. "Mas um bom projeto e um plano bem colocado no papel são muito importantes", ressalta a empreendedora.

E um bom planejamento depende de amparo técnico e gerencial, conforme apontava a intuição de Vanessa. "Como tomei a decisão de voltar a ser manicure, eu precisava me atualizar e saber como estava o mercado. Pesquisando no Instagram, apareceu a propaganda do programa Empreendedoras da Beleza. Me inscrevi e fui surpreendia pela qualidade do curso e tudo que aprendi", conta ela.

Entre as qualidades do curso, Vanessa destaca o cuidado da equipe em olhar além da parte técnica, observando o autocuidado das empreendedoras e o desenvolvimento de suas capacidades de gestão.

Inscreva-se no programa

A iniciativa do Grupo Boticário já mudou a vida de mais de 4.500 mulheres, com cursos de maquiagem, unhas, vendas, desenvolvimento pessoal e educação financeira. As aulas são ministradas por profissionais das renomadas Conquer e Escola Madre e as inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro no site https://empreendedorasdabelezagb.com.br/.

Para Vanessa, o programa surgiu como um farol. "Fugi da profissão há alguns anos por crenças que eu tinha, mas agora sigo minha intuição e o que vem acontecendo de bom", ressalta a psicóloga, que descobriu sua vocação cuidando da saúde e da beleza das unhas. "Me sinto bem, gosto de ouvir as clientes, as histórias de vida delas. Não é pesaroso, não é difícil. Ao contrário! Fico feliz em atender", diz a empreendedora, celebrando o sentimento de realização e a autonomia financeira.

Com coragem de entrar em uma jornada que parecia repleta de obstáculos, Vanessa venceu preconceitos, encontrou a felicidade e faz questão de destacar que o setor de beleza está mais receptivo do que nunca para mulheres que gostam da área. "Até porque a pandemia deu um start para as pessoas cuidarem mais de si mesmas", finaliza a empreendedora.

Programa ajudou Mariana a realizar seu sonho fotos de divulgação
Psicóloga, Vanessa se realizou como manicure divulgação