Mais Lidas

Exposição gratuita reúne 40 obras de Di Cavalcanti

Mostra fica em cartaz até sábado (22), na Gávea

Obra 'Carnaval', de 1928
Obra 'Carnaval', de 1928 -
Rio - Considerado um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos, Di Cavalcanti é tema de uma exposição gratuita na Gávea, Zona Sul do Rio, até o próximo sábado (22), com 40 obras raras.
Apaixonado pelo Rio e pelas mulheres, Di Cavalcanti foi um pintor modernista, desenhista, ilustrador, muralista e caricaturista. No ano em que a Semana de Arte Moderna de 1922 completa o seu centenário, a mostra é uma oportunidade para o público conhecer a obra de um dos expoentes do grupo de intelectuais que marcou a cultura brasileira.
Durante o tempo em que Di Cavalcanti ficou em exílio na França, em 1936, seus quadros "Carnaval" (1928) e "Bahia" (1935) ficaram em cartaz numa galeria em Paris. No entanto, depois nunca mais foram expostos. Agora, as duas obras estão disponíveis ao público após quase 90 anos.


A exibição reúne obras pertencentes a coleções particulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Os trabalhos traçam um percurso através do tema favorito do artista: o povo brasileiro.
"Sua produção está inserida na história da arte brasileira, por mais de cinquenta anos, desdobrando-se em muitas facetas. Seu trabalho não tem par entre os artistas plásticos do Primeiro Modernismo, sendo Di Cavalcanti o único deles a manter uma produção constante e expressiva até sua morte, em 1976", explica a curadora Denise Mattar.

Outros destaques da exposição são os quadros "Serenata" (1925), com influência da estética art déco, "Devaneio" (1927) e "Três moças" (1925). 
A mostra "Di Cavalcanti - 125 anos" está na Danielian Galeria, que fica na Rua Major Rubens Vaz, 414, na Gávea, de segunda a sexta-feira, de 11h às 19h. A entrada é franca.