Mais Lidas

ONU aprova sanções contra grupos armados no Haiti

Medida inclui o congelamento de bens, embargo de armas, congelamento de bens e proibição de viagens

País está mergulhado no caos e na violência de gangues rivais e um surto de cólera
País está mergulhado no caos e na violência de gangues rivais e um surto de cólera -
O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou por unanimidade nesta sexta-feira, 21, um regime de sanções contra grupos armados no Haiti. O país está mergulhado no caos e na violência de gangues rivais e um surto de cólera.
Os quinze membros do órgão da ONU votaram a favor de uma resolução apresentada pelo México e pelos Estados Unidos, que prevê embargo de armas, congelamento de bens e proibição de viagens para os principais atores da violência por um período "inicial" de um ano. Essas são as primeiras sanções desse tipo adotadas pelo Conselho desde 2017 contra o Mali.
As sanções são dirigidas contra "indivíduos e entidades (...) responsáveis ou cúmplices (...) em ações que ameacem a paz, a segurança ou a estabilidade do Haiti". A medida inclui o recrutamento de menores, sequestros, tráfico de pessoas, homicídios e violência sexual como arma de guerra, tráfico de armas, obstrução da entrega de ajuda humanitária e ataques contra pessoal ou missões da ONU.
O país caribenho está imerso em uma crise sem precedentes de governabilidade e violência de gangues armadas que tem levado ao cansaço da população, que vive uma situação de "pesadelo", como definiu recentemente o secretário-geral da ONU, António Guterres, agravada por um surto de cólera e bloqueio do abastecimento de combustível