Mais Lidas

Jefferson: 'Pau cantou'

Após tiroteio e cinco horas de cerco em sua casa, ex-deputado se entrega à PF

O ex-deputado federal Roberto Jefferson se entregou no fim da tarde de ontem após cinco horas de um cerco policial em sua casa, no município de Levy Gasparian, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. O  ex-parlamentar resistiu à prisão e trocou tiros com policiais federais, ferindo um delegado e uma agente. Ambos estão fora de perigo. Ele arremessou três granadas e disparou duas vezes o seu fuzil. Jefferson foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, na Zona Portuária do Rio.

Nas redes sociais, o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), Alexandre de Morais, parabenizou os policiais federais envolvidos na operação e condenou o ataque feito pelo ex-deputado. 

"Parabéns pelo competente e profissional trabalho da Polícia Federal, orgulho de todos nós brasileiros e brasileiras. Inadmissível qualquer agressão contra os policiais. Me solidarizo com a agente Karina Oliveira e com o delegado Marcelo Vilella que foram, covardemente, feridos", disse.

A operação aconteceu após Roberto Jefferson xingar a ministra Carmen Lúcia, do STF, de "bruxa" e compará-la a uma "prostituta" após o voto favorável aos direitos de resposta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Jovem Pan. O vídeo foi publicado nas redes sociais de Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha dele.

O mandado para prender o ex-deputado federal Roberto Jefferson foi assinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e foi enviado para a Polícia Federal do Rio de Janeiro no fim da noite do sábado. O ex-parlamentar estava cumprindo prisão domiciliar.

Em um vídeo gravado no momento da operação policial, com os agentes na porta de sua casa, Jefferson havia afirmado que não ia se entregar. "Eu não vou me entregar porque acho um absurdo. Eu vou enfrentá-los", disse. Em outro momento, o ex-deputado federal mostrou imagens das câmeras de segurança onde é possível ver marcas de balas no para-brisa da viatura da PF. No vídeo, Jefferson disse que trocou tiros com a Polícia Federal e afirmou ser um "líder". "Vou mostrar a vocês que o 'pau' cantou. Eles atiraram em mim e eu atirei neles", afirmou no vídeo.