Mais Lidas

Cidade do Rio entra em estágio de mobilização; chove forte nas zonas Norte e Oeste

Cosmos, Inhoaíba e Paciência são atingidos por muita chuva, ventania, raios e trovoadas; COR.Rio alerta para riscos de enchentes nas vias

Chuva moderada a forte atingirá a cidade nesta quarta-feira (9)
Chuva moderada a forte atingirá a cidade nesta quarta-feira (9) -
Rio – A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização nesta quarta-feira (9), às 14h40, devido à chuva moderada a forte para as próximas três horas, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR.Rio). Já há registros de chuva, ventania, raios e trovoadas nos bairros de Cosmos, Inhoaíba e Paciência, na Zona Oeste. O COR alertou para riscos de enchentes nas vias. 
Já na Zona Norte, nos bairros de Irajá, Penha, Anchieta, e na Estrada do Mendanha e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, há registro de chuva fraca.
No bairro Laranjeiras, na Zona Sul, há ameaças de temporal. Em Botafogo, também na Zona Sul, há ocorrência de trovoadas.
Chove de moderado a forte nos bairros de Ramos e Bonsucesso, ambos na Zona Norte.
Já no Centro da cidade, chove fraco e não há registro de trovoadas, assim como na Praça Saens Peña, na Tijuca, na Zona Norte. No Recreio dos Bandeirantes e em Curicica, na Zona Oeste, por sua vez, há chuva fraca com trovoadas.
No momento, núcleos isolados de chuva ganham força sobre nas proximidades de Itaguaí e Seropédica, na Região Metropolitana, e se deslocam em direção à cidade do Rio de Janeiro.
Segundo o Sistema Alerta Rio, os núcleos de chuva que atuam sobre a Zona Norte se deslocam em direção à Baía de Guanabara. Outros núcleos atuam sobre a Zona Oeste nas proximidades da Baía de Sepetiba e poderão provocar chuva moderada a forte na próxima hora.

A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada a forte acompanhadas de raios e rajadas de vento também de moderado a forte.

O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e a outros fatores.

A prefeitura recomenda que o carioca siga sua rotina, mas fique atento, acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações, e que se mantenha informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR.Rio.

O órgão ainda esclarece que todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa, por mensagem de texto, para o nº 40199. O serviço é gratuito.

A prefeitura solicita também que baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android (http://bit.ly/appcor_android) e iOS (http://bit.ly/appcor_ios ) e alerta que, se necessário, o cidadão use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).