Mais Lidas

Tradição de decoração em Copas

Moradores se reúnem desde 1982 para colorir a Pereira Nunes com bandeiras, fitas e painéis

A tradição de decorar ruas para a Copa do Mundo tem perdido espaço no Rio. Uma das poucas remanescentes que mantém esse costume, a Rua Pereira Nunes, em Vila Isabel, já está pronta para o início dos jogos no próximo dia 20. A decoração com bandeiras, fitas, grafite nos muros e pintura é feita há 40 anos por um grupo de moradores.

"É um costume que trazemos desde 1982. Essa será a nossa décima Copa do Mundo. Ao todo, somos 15 pessoas fixas na decoração, mas já chegamos a ter 50 pessoas trabalhando ao mesmo tempo", conta o empresário Celso Mendes, de 44 anos, que comanda o grupo "Galera da Pereira Nunes", responsável pela decoração da rua da Zona Norte.

O trecho, que fica entre a Boulevard 28 de Setembro e a Rua Teodoro Silva, faz parte de uma das poucas iniciativas de decoração que ainda segue acontecendo na cidade. Outras vias importantes nesse cenário, como a Rua Taturana, em Vicente de Carvalho, e a Doutor Leal, no Engenho de Dentro, não terão a decoração para a edição deste ano.

Para Mendes, a prática era popular, especialmente entre as crianças, mas foi se perdendo nos últimos anos. Segundo o empresário, uma das questões que atrapalhou a manutenção dessa tradição é a sensação de insegurança. A situação afasta os mais jovens da rua por medo da violência. "Eles é que deveriam estar engajados para manter essa prática, mas se nós passamos para eles que a rua é perigosa, como vamos cobrar? Não estou dizendo que não é, porque sabemos que é, mas esse é o resultado", pontua o organizador da decoração.