Mais Lidas

Aumentos de casos de três vírus ameaçam saúde nas Américas, diz Opas

Infecções pela covid-19 aumentaram 17% na região na última semana

'Toda vez que relaxamos, corremos o risco de um ressurgimento', adverte diretora da organização sobre o coronavírus
'Toda vez que relaxamos, corremos o risco de um ressurgimento', adverte diretora da organização sobre o coronavírus -
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou, nesta quarta-feira, 16, que a alta do número de casos de covid-19, influenza e vírus sincicial respiratório (VSR) representa uma ameaça tripla para a saúde nas Américas.
"O aumento de apenas uma infecção respiratória é motivo de preocupação. Quando duas ou três começam a afetar uma população simultaneamente, isso deve nos colocar em alerta", disse a diretora da Opas, Carissa F. Etienne, em coletiva de imprensa.
Na última semana, as infecções por covid-19 aumentaram 17% na região, com aumento de mortes na América do Sul e Central. "Toda vez que relaxamos com esse vírus, corremos o risco de um ressurgimento", adverte Etienne.
Sobre a gripe, há um aumento de casos fora de temporada no cone sul, especialmente na Argentina e no Uruguai. As infecções por VSR também aumentaram consideravelmente, com impacto especial em crianças e bebês menores de um ano, informa a organização.
Não existe vacina para o VSR, mas as estratégias utilizadas para limitar a propagação da covid-19 podem ser utilizadas, como o uso de máscaras e o distanciamento social.
Quanto a outros surtos na região, a diretora informou que a situação do cólera no Haiti continua piorando.  O país da América do Norte tem mais de 700 casos confirmados desde o início de outubro, 7.000 casos suspeitos e 144 mortes.
As infecções por varíola do macaco diminuíram na maioria dos países gravemente afetados e não foram relatados mais casos de poliomielite, embora a vacinação permaneça "historicamente baixa", informou a diretora da Opas.