Mais Lidas

Moraes entrega pedido de afastamento do ministro da Defesa para PGR

Deputado federal Marcelo Calero (PSD-RJ) protocolou a solicitação na ação das milícias digitais

'Abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação quanto ao requerimento formulado pelo deputado', diz parte da decisão do ministro do STF
'Abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação quanto ao requerimento formulado pelo deputado', diz parte da decisão do ministro do STF -
Brasília - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, solicitou nesta quarta-feira, 16, que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se pronuncie, em até cinco dias, sobre o afastamento do general Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa.
O deputado federal Marcelo Calero (PSD-RJ) protocolou o pedido na ação das milícias digitais. O parlamentar aponta no documento, entregue ao STF, que o chefe da pasta realizou manifestações que colocam em dúvida a lisura das urnas e do processo eleitoral. Veja o vídeo em que Calero afirma que pediu o impeachment de Nogueira: 
Na decisão desta quarta-feira, Moraes afirma: "Abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação quanto ao requerimento formulado pelo Deputado Federal Marcelo Calero, no prazo de 5 (cinco) dias. Publique-se".

Um grupo de advogados também acionou o STF com a mesma solicitação contra Nogueira, acusando-o de um suposto crime de responsabilidade. No texto consta uma nota onde as Forças Armadas dizem que o relatório na qual confirmam os dados das eleições, que deram vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), "não exclui a possibilidade da existência de fraude" no pleito.

A solicitação demanda que a PGR realize uma busca e apreensão no gabinete, além da residência oficial do ministro, e o imediato afastamento do general.
A ação tem como objetivo provar que Paulo Sérgio Nogueira fez parte das "tratativas entre o referido Ministério e as Forças Armadas na prática de atos atentatórios à democracia brasileira".