Mais Lidas

GUERRA SEM FIM

Operação na Maré tem seis mortos e protestos de moradores

-

Moradores do Complexo da Maré viveram um dia de guerra ontem. Policiais civis e militares fizeram uma operação e pelo menos seis pessoas foram mortas. Uma delas é Renan Souza de Lemos, de 24 anos. A família afirma que ele não era bandido. Outro morto é Mário Silva Ribeiro Leite, o Mário Bigode, que seria um dos chefes do tráfico. A ação resultou em protestos violentos ao longo do dia.

Um policial militar do Bope e um suspeito ficaram feridos. De acordo com a Polícia Militar, agentes incursionaram nas favelas Nova Holanda e Parque União para reprimir roubos de cargas e de veículos. Oito carros roubados foram recuperados. PMs do Batalhão de Operações com Cães (BAC) apreenderam três toneladas de drogas. 

Em meio à operação, moradores fizeram manifestações na Avenida Brasil. Pedaços de madeira, colchões, pneus e outros objetos foram queimados no meio da via mais de uma vez. Policiais militares dispersaram os manifestantes.

Segundo levantamento da plataforma Fogo Cruzado, desde o começo do ano foram registrados 1.106 tiroteios durante ações ou operações policiais na Região Metropolitana, com 498 pessoas mortas e 686 feridas. O levantamento indica ainda que, devido à operação na Maré, 40 escolas no complexo tiveram as aulas canceladas. No primeiro semestre, foram 632 tiroteios no entorno de escolas. Desse total, 222 foram durante ações policiais.