Itamaraty confirma a presença de chefes de Estado de diversos países na posse de Lula

Cerimônia marcada para o dia 1º contará com representantes da África, Europa e de vizinhos sul-americanos

Lula diz que terá que fazer varredura no Palácio da Alvorada antes de se mudar
Lula diz que terá que fazer varredura no Palácio da Alvorada antes de se mudar -
Brasília - O Itamaraty e a equipe de transição do governo eleito anunciaram nesta quarta-feira (7) que chefes de Estado de vários países confirmaram suas presenças na cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para o próximo dia 1º de janeiro em Brasília.

Segundo a equipe de transição, os chefes de Estado dos países confirmados são, Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Guiné-Bissau, Portugal, Timor Leste.

Os convites aos chefes de Estado foram feitos na última segunda-feira (5) pelas vias diplomáticas a todos os países. O embaixador Fernando Luis Lemos Igreja, responsável do Itamaraty para organizar a cerimônia de posse de Lula, anunciou a confirmação dos representantes internacionais ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, chefe da organização do evento de posse.

Não foi possível convidar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por meios diplomáticos, disse o embaixador, pois Jair Bolsonaro (PL) suspendeu relações o país.

"Os convites foram feitos para quem o Brasil mantém relações diplomáticas. O atual governo suspendeu relações com Nicolás Maduro, então, não foi possível enviar o convite dessa forma. O convite está sendo tratado pela equipe de transição", disse Igreja.