Mais Lidas

Se liga nas datas de 2023

Previdência libera calendário pra 37 milhões de beneficiários no país

Calendário INSS 2023
Calendário INSS 2023 -

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou ontem o calendário anual com as datas de pagamentos de 2023 para os segurados da Previdência Social que recebem aposentadoria e benefícios como auxílio-doença ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ao todo, 37 milhões de pessoas recebem benefícios do INSS no país.

Para quem ganham um salário-mínimo, os depósitos referentes os benefícios de janeiro serão feitos de 25 de janeiro a 7 de fevereiro de 2023. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro. Os valores já serão pagos com o reajuste.

Para saber quando o pagamento será depositado, basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Para aqueles que recebem seu benefício há algum tempo, vale a data habitual.

A próxima rodada de depósitos, que ainda é referente a dezembro deste ano, deve cair entre 23 de dezembro e 6 de janeiro.

Em 2023, os benefícios previdenciários serão reajustados. A legislação prevê que eles sejam corrigidos pela inflação, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que deve ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 10 de janeiro de 2023.

Com o cartão da Previdência, o prazo para saque vai até o fim do mês seguinte (cerca de 60 dias) ao da liberação do valor na conta. Os beneficiários podem verificar os valores e as datas pelo aplicativo (Google Play e App Store) e site do Meu INSS ou pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.