Menina sofre injúria racial

Pai de colega de classe da aluna ofende: 'Neguinha com cabelo de macaco'

Uma menina de 11 anos foi vítima de injúrias raciais em um grupo de mensagens por aplicativo de alunos da Escola Municipal Almirante Frontin, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Os ataques à Camille Letícia foram feitos pelo pai de uma das estudantes, que a chamou de "neguinha do cabelo de macaco", e por colegas de classe, que disseram que as tranças que usa são para esconder piolhos. 

A mãe afetiva de Camille, Rayane Vitoria, relatou que o caso aconteceu na noite de quarta-feira (21), no momento em que as crianças, de 10 a 12 anos, conversavam sobre estudos e outros assuntos. Por volta da 0h, o pai de uma aluna encaminhou um áudio com as ofensas para o grupo. 

"Minha filha de coração, Camille Leticia, sofreu (mais uma vez), de forma cruel e covarde destilação de ódio de forma gratuita por amigas de classe e por um adulto responsável de uma das amigas (...) Apesar do absurdo de diferença de idade, o racismo não tem idade, horário e lugar. O sentimento de impotência a algo tão monstruoso me assusta. Uma criança em formação, em uma fase de entendimento e aceitação, ouvir coisas tão cruéis de um ser humano", lamentou Rayane. 

Ela conta ainda que o companheiro do pai de Camille procurou a escola para explicar a situação e pedir uma orientação da direção, mas um funcionário teria dito, pelo interfone, que a diretora não poderia atendê-lo no momento, porque estava "ocupada com coisas mais importantes". Ao insistir, ressaltando que queria falar sobre um caso de racismo, ouviu o colaborador dizer que não podia fazer nada e que, se fosse um caso realmente importante, deveria "tomar as medidas cabíveis".