Sede do 3º Comando de Policiamento de Área é transferido para Duque de Caxias

Todos os batalhões da Baixada Fluminense estão subordinados ao 3º Comando de Policiamento de Área

Centro Integrado de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF)
Centro Integrado de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF) -
Rio - A sede do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), ao qual todos os batalhões da Baixada Fluminense estão subordinados, passará a funcionar no prédio do Centro Integrado de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), em Duque de Caxias, a partir desta quarta-feira (28). A inauguração será às 10h e contará com a presença de autoridades como o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, o comandante do 3º CPA, o coronel Ricardo Arlem de Gouvêa Mattos e o prefeito Wilson Reis. O CISPBAF está instalado na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, número 1.189, no bairro Jardim 25 de Agosto.

Criado em 1991, o 3º Comando de Policiamento de Área abrange os 13 municípios da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Guapimirim, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Japeri, Seropédica e Itaguaí. Atualmente, a sede do 3º CPA funciona no município de Mesquita.

O CISPBAF foi criado pela Prefeitura de Duque de Caxias em parceria com os governos federal e estadual, que investiram recursos, junto com o município, para compra de equipamentos de monitoramento para aumentar a segurança da população da Baixada Fluminense, estimada, segundo dados dos órgãos estatísticos, em mais de 3, 9 milhões de habitantes.