Prioridade é o combate ao feminicídio

Na posse, governador do Rio diz que vai criar Secretaria da Mulher

Cláudio Castro (PL) assina termo de posse como governador na Alerj
Cláudio Castro (PL) assina termo de posse como governador na Alerj -

O governador Cláudio Castro (PL) tomou posse ontem no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa (Alerj). Em discurso, ele afirmou que a prioridade do seu governo será o combate à violência contra a mulher. Thiago Pampolha (União Brasil) foi empossado vice-governador. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Alerj André Ceciliano.

"Proteger a mulher em nosso estado é uma missão que assumo como governador do Rio de Janeiro. O combate ao feminicídio, esse crime bárbaro, é uma prioridade absoluta na nossa gestão", disse Castro em seu discurso, acrescentando que criará a Secretaria da Mulher, que atuará de forma transversal com outros órgãos e com as polícias Militar e Civil no combate ao feminicídio.

Ainda sobre segurança, Castro destacou a ampliação do Programa Segurança Presente e o combate às milícias: "Em dois anos, nós prendemos cerca de dois mil milicianos, provocando prejuízo de mais de 2,5 bilhões aos criminosos".

O governador citou o uso de câmeras portáteis na farda de policiais do Bope e da Core, os grupos de elite das polícias Militar e Civil: "Já são mais de 20 mil câmeras operacionais portáteis. Só na PM são mais de 9 mil em operação em todos os batalhões de área. Assim, temos mais transparência e segurança jurídica a ações de patrulhamento e abordagem protegendo os policiais e a sociedade".

Porém, sobre câmeras em fardas de agentes das unidades de elite, Castro disse ser contra. No dia 19, o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin determinou que o governo informasse, em cinco dias, o cronograma para instalação. O Estado recorreu.

"Sou radicalmente contra câmeras em batalhões especiais. Quando o criminoso sabe o planejamento da polícia, a vida do policial fica em risco. Ainda não temos maturidade para tratar de sigilo, até informações em segredo de justiça vazam. Vou lutar judicialmente até a última instância contra a instalação de câmeras nessas unidades", disse o governador.