'Samurais' não foram achados

Secretaria de Ordem Pública (Seop) apreende duas espadas artesanais na orla de Copacabana

Armas estavam com um grupo de pessoas em situação de rua abordado pelos agentes municipais
Armas estavam com um grupo de pessoas em situação de rua abordado pelos agentes municipais -

Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) apreenderam ontem de manhã duas espadas artesanais que estavam com um grupo de pessoas em situação de rua na orla de Copacabana, na altura da Rua Figueiredo de Magalhães. A operação, que é realizada desde dezembro, tem a função de tirar das ruas materiais usados por usuários de drogas, além de abordar pessoas em vulnerabilidade social.

Na tarde de segunda-feira, em Ipanema, foram apreendidos cinco pinos de cocaína, isqueiros, quatro cachimbos, um cartucho deflagrado e um bastão de ferro.

"As pessoas em situação de rua também são uma questão de ordem pública e isso fica evidente na medida em que nós estamos apreendendo diversos materiais passíveis de utilização para crimes, drogas, simulacros de armas de fogo, armas brancas", explicou o secretário Brenno Carnevale.

Só em dezembro, foram encontradas mais de 100 facas, 40 barras de ferro, marretas, além de dois simulacros de fuzil e um de revólver. "Nós continuaremos dando esse enfoque para essas operações, especialmente na área central da cidade e na Zona Sul, que concentram grande parte dessas pessoas que, infelizmente, acabam usando o espaço público de forma irregular", disse.

A Seop informou que promove ações de abordagem em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SMAS) diariamente em diversos.

Ontem de madrugada, um homem foi preso por agentes do programa BRT Seguro por furtar cerca de 85 metros de fio da estação André Rocha, na Taquara. O caso foi encaminhado para a 32ª DP (Taquara).

Na tarde de segunda, um homem foi preso por furtar um extintor de incêndio no Terminal Centro Olímpico, em Jacarepaguá. A equipe foi acionada pela Central de Comando e Controle (CCO) da Mobi-Rio logo após o acusado descer do ônibus articulado, furtar o extintor e correr em direção à estação Vila Autódromo. Ele foi encontrado perto da pista de skate, junto com outros dois homens e uma mulher. Todos estavam com baseados.