Estação de trem histórica descarrilou

Abandonada há 20 anos, Leopoldina serve apenas como depósito de sucatas

MPF pede à Justiça que a União assuma a Estação Leopoldina por risco de desabamento e incêndio
MPF pede à Justiça que a União assuma a Estação Leopoldina por risco de desabamento e incêndio -

Inspirado no Palácio de Buckingham, na Inglaterra, o prédio da Estação Leopoldina, no Centro do Rio, está abandonado há pelo menos 20 anos e sem definição quanto ao seu futuro. Atualmente, serve de depósito para trens velhos e outros materiais. A princípio, um acordo entre o Ministério Público Federal e a SuperVia ia transformar o espaço em um centro cultural mas, com a mudança de decisão da União, deixando o prédio sob sua responsabilidade, o destino do histórico terminal ferroviário continuou sem rumo.

A Estação Ferroviária Barão de Mauá funcionou até meados de 2002, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios. Posteriormente, quando teve seu direito de uso cedido à SuperVia, a instalação foi fechada para passageiros no mesmo ano, remanejando-os para o Terminal D. Pedro II, atual Estação Central do Brasil, no Centro. 

Em recurso julgado em 2017, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) determinou que a União, o Estado e a SuperVia instalassem rede de proteção e realizassem obras emergenciais para impedir acidentes decorrentes do desprendimento de reboco da fachada e a queda da marquise de entrada do prédio. No entanto, um ano após a decisão, os reparos na fachada não foram iniciados. Por causa da demora no cumprimento da determinação judicial, o MPF requisitou a intimação dos órgãos para cumprirem as medidas exigidas, sob pena de multa diária. O pedido do órgão federal foi acolhido pelo juiz Paulo André Espírito Santo, da 20ª Vara Federal.