Vandalismo e caos EM BRASÍLIA

Presença da Força Nacional não impediu que grupo de ideais golpistas cometesse atos

Bolsonaristas invadem rampa do Congresso Nacional em Brasília, no Distrito Federal
Bolsonaristas invadem rampa do Congresso Nacional em Brasília, no Distrito Federal -

Milhares de manifestantes bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e depredaram os prédios históricos e diversos objetos de seu interior. Os atos são organizados por eleitores movidos por intenções golpistas que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas, após eleição do ano passado. Após a invasão, destruição e quebradeira, as forças policiais conseguiram dominar a situação e pelo menos 150 foram presos em flagrante.

Em pronunciamento na tarde de ontem, o presidente Lula, que visitava Araraquara (SP), para examinar os danos causados pelas chuvas, decretou intervenção federal no Distrito Federal com o objetivo de "pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública". O secretário executivo designado para o cargo de interventor foi Ricardo Garcia Cappelli.

Imagens mostraram faixas com as inscrições "Lula na cadeia", "intervenção militar", "supremo é o povo" e "Bolsonaro presidente" no meio da manifestação. Na ação criminosa, os bolsonaristas atacaram primeiro o prédio do Congresso, enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios, subiram a rampa e tomaram as famosas cúpulas. Eles quebraram o vidro entrando pelo Salão Nobre e subiram para o terceiro andar, onde fica o gabinete de Lula. O térreo foi totalmente destruído.

Após a tomada do Congresso, um grupo menor de extremistas também se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal. Os bolsonaristas radicais chegaram até o quarto andar e depredaram a sede do Poder Executivo. Quebraram obras de arte, portas e uma mesa de vidro.