Rio terá 11 Casas e Espaços da Juventude

Foi dada a largada pra ampliação do projeto de formação profissional

Espaço da Juventude do Estácio
Espaço da Juventude do Estácio -

Entre os anos de 2021 e 2022, quase 110 mil jovens cariocas foram impactados pelos projetos e ações desenvolvidos pela Secretaria Especial da Juventude do Rio (JUVRio), 33 mil deles em territórios periféricos e outros 19 mil especificamente em duas Casas da Juventude (Pavuna e Providência) e no Espaço da Juventude do Estácio. Agora em 2023, a Cidade de Deus ganhou um Espaço para chamar de seu, no último dia 10, e 150 alunos já estão cursando Internet das Coisas (Internet of Things).

Nas aulas na CDD, os jovens debatem temas como Inteligência Artificial e como os objetos físicos podem se conectar com o mundo digital. Essa é a uma realidade atual, na qual fechaduras, lâmpadas e relógios obedecem a um comando de voz.

Mais seis comunidades devem ganhar um Espaço da Juventude com oficinas de jogos digitais, design de games, impressão 3D, operação de drone, indústria avançada, robótica, indústria do som (DJ) ainda neste ano. A previsão é que o próximo Espaço da Juventude seja inaugurado em Vigário Geral, na Zona Norte do Rio.

Wendel Rodrigues, morador da Cidade de Deus, já tinha interesse em trabalhar na área da tecnologia e comemorou a chegada do Espaço da Juventude perto da sua casa.

"Foi bom saber que agora a gente ganha esse local para estudar mais. Eu sempre quis atuar com tecnologia, mas os cursos são caros e distantes da minha realidade. Agora vou poder começar a formação que sempre sonhei", disse o rapaz.