Coroas sem sossego nas agências bancárias

Quadrilha da terceira idade 'rouba' senhas e faz saques se valendo da aparência frágil

A Polícia Civil fez ontem uma operação contra uma quadrilha especializada em estelionato e furto mediante fraude formada apenas por idosos. A operação Alicantina (que quer dizer trapaça), da 107ª DP (Paraíba do Sul), cumpriu mandados em Santa Cruz e Guaratiba, na Zona Oeste, e em Itaguaí, na Região Metropolitana. Um suspeito foi preso. 

As vítimas são clientes de bancos, preferencialmente idosos, que fazem saques em caixas eletrônicos. A quadrilha atua em todo o estado, principalmente em Petrópolis, na Região Serrana, e Paraíba do Sul e Paty dos Alferes, no Centro-Sul Fluminense.

As investigações começaram depois de uma denúncia. Os policiais civis conseguiram imagens de câmeras de segurança que ajudaram a entender como a quadrilha atua e a identificar os integrantes.

De acordo com o delegado Jefferson Ferreira, os bandidos abordam clientes logo após fazerem saques nos caixas. Com um papel nas mãos, eles dizem que a vítima o esqueceu de retirar da máquina. No papel, falso, estaria orientação do banco para troca de senha, que se não for feita resulta em bloqueio de cartões e multa. O marginal se oferece para ajudá-la na digitação no caixa e grava a a senha para depois fazer saques.

O delegado ressaltou que eles se aproveitavam da própria idade para passarem confiança. "A vítima, desesperada, retornava ao caixa eletrônico e digitava a senha na presença do estelionatário. Com isso, um segundo estelionatário, observando a digitação, conseguia fazer diversos saques da conta da pessoa", explicou o policial, ressaltando a importância de os clientes não aceitarem ajuda de desconhecidos nas agências.

Segundo o delegado, um levantamento feito pelos investigadores aponta que, somente em 2022, os bandidos conseguiram cerca de R$ 150 mil de dezenas de vítimas.