Construindo o futuro

Mercado de trabalho procura por profissionais qualificados

Formação em cursos relacionados à tecnologia oferece ampla variedade de opções no mercado de trabalho
Formação em cursos relacionados à tecnologia oferece ampla variedade de opções no mercado de trabalho -

Sempre em transformação, a educação passou por mudanças mais complexas desde o início da crise sanitária provocada pela covid-19. Quase 3 anos após o anúncio da pandemia, o mercado de trabalho apresenta demandas que refletem as necessidades de hoje e do futuro. Enquanto milhões de pessoas buscam emprego, há vagas disponíveis por falta de mão de obra qualificada. Segundo levantamento publicado pelo LinkedIn no início deste ano, a área de tecnologia detém 11 dos 25 empregos em alta no Brasil. A plataforma pontua que a lista apresenta "um vislumbre de onde estão as oportunidades de carreira a longo prazo". Ou seja, há tempo para que os estudantes se preparem.

O Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação é uma opção para quem deseja ingressar no setor. A UniSãoJosé oferece graduação de 3 anos e conta com mestres e doutores que trabalham em grandes empresas, além de ser a 1º do Rio com certificação tripla.

O setor de Seguros também promete continuar absorvendo muitos profissionais. "É uma indústria em constante crescimento e, segundo projeções da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), deve avançar 10% na arrecadação em 2023, abrindo enormes oportunidades em todas as áreas dos cursos oferecidos pela Escola de Negócios e Seguros (ENS)", explica José Varanda, coordenador de Graduações da instituição que oferece dois cursos voltados ao segmento.

No entanto, entrar no ensino superior exige um Ensino Médio de qualidade. Atenta às mudanças dos últimos anos e de olho no futuro, a Rede de Ensino Elite tem, por exemplo, a possibilidade de criação de currículo individualizado. "Os alunos estudam não apenas os conteúdos disciplinares, mas também habilidades e competências indispensáveis para o mercado de trabalho, diz Deborah Anastácio, diretora pedagógica do Elite. Outro diferencial é a preparação para o Enem, que inclui o Aulão 360º, quando é realizada a revisão geral antes da prova.