Futuro sustentável

Conhecimento em ESG abre possibilidades no mercado

Tendência é que o mercado necessite cada vez mais de profissionais especializados em ESG
Tendência é que o mercado necessite cada vez mais de profissionais especializados em ESG -

As práticas sustentáveis estão no centro do debate contemporâneo, com aumento na busca por profissionais qualificados. Gerente de Sustentabilidade, cargo responsável por programas e políticas sustentáveis, está na lista do LinkedIn das 25 profissões em alta no Brasil.

Cunhada em 2004, a sigla em inglês ESG deriva das palavras Environmental, Social e Governance e refere-se aos pilares de uma gestão responsável, indo além da saúde financeira de um empreendimento. A Comissão de Negócios e Desenvolvimento Sustentável estima que atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU pode criar oportunidades de US$ 12 trilhões até 2030. No entanto, falta conhecimento técnico para que as práticas ambientais, sociais e de governança tenham resultados práticos. "Para quem quer se preparar, a dica é prestar atenção em cursos ministrados por profissionais que vêm do mercado. ESG se aprende na prática e não nos livros", diz a especialista Janine Saponara.

O curso de Gestão Ambiental é uma alternativa para os interessados e está disponível na UniSãoJosé. Além do diploma de tecnólogo em 2 anos, o aluno recebe 3 certificações intermediárias. A instituição também possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, curso voltado à preservação das espécies por meio do estudo de todas as formas vivas e suas interações com o ambiente.