'Vamos apurar a conduta policial'

Secretária da Seap fala sobre fuga em presídio

A secretária estadual de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, disse ontem, que "postos estratégicos" da Penitenciária Lemos Brito "deveriam estar cobertos" quando três traficantes fugiram da unidade no domingo.

"Neste horário da fuga, todos os presos estavam trancados, e os postos estratégicos deveriam estar cobertos — e dava para estarem cobertos", afirmou Maria Rosa, em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo, que completou: "Nós vamos apurar cada conduta desses policiais penais, para que cada um responda onde estava — ou não estava e por que não estava".

Em nota na noite de domingo, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, a Seap, informou que "a Corregedoria segue apurando as condutas dos servidores, não sendo possível descartar as hipóteses de negligência ou facilitação de fuga".

A pasta afirma que, segundo relatos dos plantonistas, "uma forte chuva à noite causou uma queda no fornecimento de energia — restabelecido posteriormente por meio de gerador —, o que, segundo eles, pode ter afetado o sistema de câmeras de monitoramento da unidade, que não registrou o momento da fuga".