Nossa gratidão eterna

Repórter que definiu o papel da mulher no jornalismo morre de câncer no Rio

A jornalista em uma de suas viagens
A jornalista em uma de suas viagens -

A jornalista Glória Maria morreu ontem de manhã de câncer. Ela estava internada no Hospital Copa Star, em Copacabana. "Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente, inicialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias", diz a emissora em nota. 

Ela estava afastada desde dezembro do 'Globo Repórter' para cuidar da saúde. Ícone do jornalismo, Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no 'Jornal Nacional' e a primeira repórter negra da TV brasileira. Protagonizou momentos históricos e viajou para mais de 160 países a trabalho. Ela deixou as filhas Laura e Maria. 

Pioneira na profissão

A carioca Gloria Maria Matta da Silva era filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta. Sempre estudou em escolas públicas. Mais tarde, conciliou os estudos na faculdade de Jornalismo da PUC-RJ com o emprego de telefonista. 

Em 1970, começou a trabalhar escutando o radinho de polícia na redação da TV Globo. Ligar para batalhões e delegacias fazia parte das tarefas diárias. Sua estreia como repórter foi na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio Comprido A jornalista passou pelo 'Jornal Hoje', 'RJTV' e 'Bom Dia Rio'. No 'Jornal Nacional', fez história ao ser a primeira repórter a aparecer ao vivo.

A jornalista foi apresentadora do "Fantástico" de 1998 a 200 e ficou conhecida por viagens a lugares exóticos, pelo espírito aventureiro nas reportagens e por entrevistar personalidades como Michael Jackson, Leonardo Di Caprio e Madonna.

O governador Cláudio Castro (PL) decretou luto no estado. "Glória Maria era um nome forte do jornalismo brasileiro. Uma profissional que foi sinônimo de competência, talento e dedicação em tudo o que fez. Mas também não podemos deixar de exaltar a mulher Glória! Todos precisam saber da história da menina humilde, nascida no RJ, que com muita garra e determinação lutou contra o preconceito".