A Polícia Militar deflagrou ontem operações na Cidade de Deus, que é palco de guerra entre tráfico e milícia, e em outras três favelas da Zona Norte, além de quatro em Japeri, na Baixada, para combater o crime organizado. Um homem foi preso e um fuzil modelo G3, quatro carregadores, quatro radinhos e drogas foram apreendidos.
De acordo com a PM, equipes do 18º BPM (Jacarepaguá), com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), estiveram na Cidade de Deus para combater as atividades criminosas e removeram 10 barricadas que estavam impedindo o acesso de veículos blindados da corporação e a livre circulação de moradores por diversas vias da comunidade.
Equipes do 16º BPM (Olaria), com apoio de agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar), atuaram nas favelas Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau, localizadas entre Cordovil, Parada de Lucas e Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, para coibir movimentações de criminosos pela região.
Durante um patrulhamento feito pelos policiais militares, uma equipe foi atacada a tiros por bandidos e houve confronto. Ninguém se feriu e o grupo conseguiu fugir.
Em outro ponto, um fuzil modelo G3, quatro carregadores, quatro rádios de comunicação e drogas foram apreendidos pelos agentes. O material foi encaminhado para a 38ª DP (Brás de Pina), onde a ocorrência foi registrada.
Com ajuda de maquinário, as equipes também removeram barreiras físicas que foram instaladas por traficantes nas vias das favelas, para dificultar a ação de blindados da PM.