Ícones e muita História

Escolas celebram personagens e acontecimentos marcantes, mas falhas atrapalham

Comissão de frente da Lins Imperial: um arraso!
Comissão de frente da Lins Imperial: um arraso! -

Campeã da Série Prata em 2022 e de volta à Sapucaí após 10 anos, a Arranco do Engenho de Dentro abriu a noite com "Zé Espinguela - Chão do meu terreiro", sobre o jornalista e pai de santo José Gomes da Costa, que organizou o primeiro concurso de agremiações carnavalescas, no início do século 20.

A Lins Imperial fez releitura de enredo de 1990: "Madame Satã - Resistir para existir", sobre João Francisco dos Santos, homossexual ícone da Lapa nos anos 30. Apesar dos destaques como o bom samba, a bateria e as fantasias, a agremiação teve problemas. O pior foi o defeito que impediu o segundo carro de desfilar completo.

A Acadêmicos de Vigário Geral levou para a Avenida o universo infantil com "A Fantástica Fábrica da Alegria". Um dos destaques foi a bateria Swing Puro. Os ritmistas estavam fantasiados de Chapolin Colorado. Na segunda alegoria, artistas circenses interagiram com o público e distribuíram guloseimas. Apesar do conjunto de belas fantasias coloridas, alguns figurinos não tinham o mesmo padrão e os componentes foram perdendo adereços ao longo do desfile.