Tigre rugiu mais alto

Unidos do Porto da Pedra conquista o acesso pra retornar ao Grupo Especial em 2024

Carro alegórico que trazia a velha guarda do Tigre de São Gonçalo homenageava ambientalistas que morreram lutando pela Amazônia
Carro alegórico que trazia a velha guarda do Tigre de São Gonçalo homenageava ambientalistas que morreram lutando pela Amazônia -

Confirmando o seu favoritismo após um desfile praticamente perfeito, a Unidos do Porto da Pedra foi proclamada ontem a campeã da Série Ouro de 2023. O Tigre de São Gonçalo garantiu o seu acesso ao Grupo Especial para o Carnaval do ano que vem.

Há 10 anos fora da elite do Carnaval carioca, a agremiação gonçalense foi a que mais levantou o público da Marquês de Sapucaí na segunda noite de desfiles, no sábado. De acordo com a crítica especializada, a Porto da Pedra passou pela Passarela do Samba sem apresentar problemas.

O carnavalesco Mauro Quintaes, veterano que já trabalhou em muitas escolas do Grupo Especial, desenvolveu um enredo em defesa da Amazônia. Ele se inspirou no livro "A Jangada: 800 léguas pelo Amazonas", promovendo uma aventura do escritor francês Júlio Verne - pai da ficção científica e da fantasia.

Entre os trunfos da agremiação, além do belo visual, estavam o samba, considerado um dos melhores da Série Ouro, e a performance de outro veterano, o cantor Nego, irmão de Neguinho da Beija-Flor, que foi bastante elogiado.