Um Rio de oportunidades

O primeiro painel da manhã foi dedicado às grandes oportunidades de investimentos que o estado do Rio de Janeiro oferece. O debate reuniu Luiz Césio Caetano, vice-presidente e atual presidente em exercício da Firjan; Mauro Andrade, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da Prumo, responsável pelo Porto do Açu; Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional; e Vinicius Farah, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

"Precisamos consolidar o estado do Rio como um hub logístico nacional. Há investimentos em andamento pelas concessionárias de rodovias federais, como na Dutra e no Arco Metropolitano. Mas ainda precisamos avançar mais na melhoria da logística do estado. Um exemplo é a conclusão da definição dos novos concessionários das BRs 0-40 e 101. É fundamental, também, avançarmos nos investimentos no setor ferroviário, em especial a EF-118, tendo como trecho prioritário a ligação do Porto do Açu à malha ferroviária nacional. Trata-se de um projeto-chave para o desenvolvimento do Rio de Janeiro", disse o presidente em exercício da Firjan.

As inúmeras oportunidades da Economia do Mar estiveram em debate que reuniu Fernanda Delgado, diretora executiva corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); André Sochaczewski, assessor do Cluster Tecnológico Naval do Estado do Rio; Edésio Teixeira Lima Junior, presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron); e Marcos Bastos, coordenador de Oceanografia da Uerj.