Passeio na favela é o maior BARATO

Rolé dos Favelados é um sucesso no turismo do Morro da Providência

Cosme na famosa escadaria da Providência: pagamento pela primeira visita guiada foi um picolé
Cosme na famosa escadaria da Providência: pagamento pela primeira visita guiada foi um picolé -

O ano era 1997 e Cosme Felippsen, apenas um garoto, foi abordado por um casal gringo que queria conhecer o Morro da Providência, no Centro. Foi então que o cria da comunidade fez o seu primeiro guiamento. O pagamento foi um picolé. De lá pra cá, ele viajou com a Igreja Metodista Centenária da Gamboa, estudou turismo e virou guia do Rolé dos Favelados, passeio turístico sociocultural que já levou mais de 10 mil pessoas para os cartões-postais da primeira favela do Brasil.

Com o crachá de guia no peito e pandeiro na mão, Cosme diz que o brilho da Providência está nas histórias contadas nas vielas. "Existem os favelas tours no Vidigal, Rocinha e Santa Marta, mas o Rolé dos Favelados faz um contraponto. Primeiro que ele nasce de dentro pra fora. Eu sou um guia local. E o meu objetivo é mostrar o que realmente os moradores querem falar sobre a favela, seja lá o que for, e também quebrar preconceitos em relação a ela".

Os passeios são divulgados na página do Providência Turismo e passa por pontos como a Ladeira do Livramento, onde nasceu e viveu o escritor Machado de Assis, e o Terreiro Ilé Àse Omi FunFun, a mais antiga casa de candomblé da região.

A caminhada termina com um almoço no Bar e Mirante da Jura, premiado no 1º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Porto (2012). "Trazer as pessoas para a favela é trazê-las para conhecer o que nós temos para apresentar, que não é só tiroteio e violência".