Salgueiro define enredo para 2024

Tema para 2024, lançado no dia do aniversário de 70 anos da escola, homenageia sabedoria e a força dos povos originários

'Hutukara', sobre a cultura Yanomami, é o tema do Salgueiro
'Hutukara', sobre a cultura Yanomami, é o tema do Salgueiro -
Rio - Sétimo colocado no desfile do Grupo Especial, o Salgueiro anunciou, neste domingo (5), mesmo dia em que completou 70 anos de fundação, o enredo para 2024. Com desenvolvimento do carnavalesco Edson Pereira, "Hutukara" vai exaltar a força dos povos originários, através da cultura Yanomami, e alertar para a importância da preservação da Floresta Amazônica.

"Escolhemos divulgar o título do nosso enredo como um presente para a comunidade salgueirense nesse aniversário de 70 anos. Estamos na fase da pesquisa e muito fascinados com tudo o que estamos lendo e vendo. Através da mitologia dos Yanomami, queremos fazer uma defesa enfática da Amazônia, mostrar como essa natureza exuberante é importante para todos nós. É um enredo muito sagrado", comenta Edson, que irá para seu segundo desfile com o Salgueiro.

Recém-contratado para desenvolver a pesquisa do tema, o jornalista Igor Ricardo mergulhou no universo Yanomami para levar aos compositores as melhores inspirações para a disputa de sambas. A sinopse do enredo será divulgada no mês de maio.

"É uma responsabilidade e um grande desafio escrever sobre um tema tão necessário, não só para o carnaval, mas para o Brasil e o mundo. Estamos, Edson e eu, totalmente mergulhados neste universo tão rico e vasto para entregar aos compositores salgueirenses uma sinopse que renda um samba digno de entrar para a galeria dos mais bonitos da nossa galeria", analisa o jornalista.

Aniversário com missa e roda de samba

Berço de bambas como Djalma Sabiá, Bala, Zuzuca, Laíla e outros grandes nomes do Carnaval, o Salgueiro celebrou seu aniversário com uma missa em ação de graças na Igreja de São Jorge, no Centro do Rio, na manhã deste domingo.

O presidente André Vaz, a rainha de bateria, Viviane Araújo, e representantes de todos os segmentos da agremiação participaram da cerimônia.

Duranta a tarde, a comemoração continou com uma grande roda de samba num bar, no Morro do Salgueiro, na Tijuca, onde a escola nasceu.
Salgueirenses lotaram missa na Igreja de São Jorge
Salgueirenses lotaram missa na Igreja de São Jorge Divulgação
Rainha Viviane Araújo durante missa pelos 70 anos do Salgueiro
Rainha Viviane Araújo durante missa pelos 70 anos do Salgueiro Divulgação
Presidente André Vaz (à esquerda) esteve na missa pelos 70 anos da escola, na Igreja de São Jorge, com a presidente da Velha Guarda, Caboclinha, e o ex-diretor de Harmonia, Jô Calça Larga
Presidente André Vaz (à esquerda) esteve na missa pelos 70 anos da escola, na Igreja de São Jorge, com a presidente da Velha Guarda, Caboclinha, e o ex-diretor de Harmonia, Jô Calça Larga Divulgação